sexta-feira, 16 de maio de 2014

CONFIRA OS JARDINS MAIS CURIOSOS DO MUNDO.


Jardins trazem toque de criatividade à paisagem.

Se você acha que os jardins são paisagens chatas e entediantes, você nunca deve ter batido os olhos sobre essas criações fantásticas. Clique aqui para ver alguns dos jardins mais impressionantes do mundo!


Foto do Rex Features, acessda dia 17/05/2014


Criado por membros da família Tremayne Cornish no século 18, os Jardins Perdidos de Heligan, no Reino Unido, são o lar de tudo: desde hortas para samambaias sub-tropicais até uma espécie de estufa para abacaxi. Dois dos moradores mais famosos desse jardim são a empregada doméstica Lama (foto) e o Chefe do Gigante - esculturas 'super-sized ' feitas a partir de rochas e plantas. Você nunca mais vai olhar para um gnomo de jardim da mesma forma novamente!



 





 
 

 

 
 
Foto do Rex Features, acessda dia 17/05/2014

Fonte :http://noticias.br.msn.com/fotos/confira-os-jardins-mais-curiosos-do-mundo?page=5

quarta-feira, 14 de maio de 2014

VIDEO - APRENDA A MONTAR UM JARDIM VERTICAL

Gente esta na net pesquisando sobre, como montar jardins verticais, para lugares externos, e encontrei esse vídeo. Muito interessante, coisas que podemos fazer em casa e modificar espaços que antes eram sem graças.

Reconhecimento do Profissional no Brasil.


Apesar de existirem associações de Arquitetos Paisagistas no Brasil, só existe uma graduação específica para Paisagismo. O curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Composição Paisagística, criado em 1972 e reconhecido em 1979, com carga horária de mais de 2000 (duas mil) horas voltadas ao Paisagismo. Entretanto sem a habilitação de um órgão que permita ao profissional assinar determinados projetos. Pois no Brasil a profissão de Paisagista ainda não é reconhecida, mas tramita no congresso a Proposta de Lei 2043/2011 que visa à regulamentação da atividade. Sem estas definições legais. Áreas como Engenharia Florestal, Biologia, Agronomia e Arquitetura, visando suprir este nicho, criaram especializações pós-graduais voltados ao mercado direto. Já que o estudo específico do Paisagismo é visto de forma secundária, ou não é abordado em suas graduações. Mas no Brasil é legal a atuação destes profissionais. Visto que, ao longo do tempo, sem uma definição precisa dos preceitos da profissão. Seus respectivos conselhos reivindicaram a atribuição desta atividade, além, junto ao poder legislativo obtendo êxito.

 
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/9-profissoes-quem-quer-trabalhar-ao-ar-livre-742532.shtml#8



Alguns países que já reconhecem a profissão:

Em Portugal, Canada, Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido, República da Irlanda, Itália e no :


Estados Unidos:
Nos Estados Unidos, a profissão de Arquiteto Paisagista é regulada pelos estados, apenas um, Vermont, ainda esta em processo de regulamentação. Uma pessoa que quer ser arquiteto paisagista, deve buscar uma das 68 instituições reconhecidas que oferecem o curso de graduação em Arquitetura da Paisagem. Após; há geralmente um exame de admissão sobre a prática profissional, e uma entrevista com um membro sênior do conselho. As licenças são supervisionadas em nível estadual e nacional, pelo Council of Landscape Architectural Registration Boards (CLARB). A Arquitetura da Paisagem tem sido relatada como uma das profissões de maior crescimento pelo Serviço de Estatísticas do Trabalho dos EUA (o Bureau). E foi listada no News and World Report's como um dos melhores empregos para se ter, nos anos de: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. A associação comercial nacional para arquitetos paisagistas americanos é a Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas. O salário médio anual dos profissionais em arquitetura da paisagem nos EUA é de US $71.000.
França:
A profissão é reconhecida pelo estado da mesma forma que o arquiteto urbanista ou agrimensor através da graduação em Arquitetura da Paisagem. Quatro centros de formação possuem o curso na França, a mais antiga é a Escola Nacional de Paisagem.
 
 Fonte: www.wikipedia.com.br


 
 

 

Paisagismo em lugares pequenos.


Paisagismo em lugares pequenos.

Como ter uma horta em ambientes pequenos.

Muitas pessoas que têm pouco espaço em casa acham que não é possível cultivar seus próprios alimentos. Mas, paisagistas ensinam que mesmo em pequenos ambientes é possível fazer hortas caseiras.

Em 2011, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mostrou que 28% dos vegetais consumidos no Brasil possuem resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis. A alternativa então é cultivar seus próprios orgânicos, mesmo que o espaço seja pequeno.


Fonte da foto: Acessada em 07/05/2014

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjwshx3yCQnaFoYT4KBTYpTj4Bcl642ZBxjJYFPMrFcfwz3dmaJ5oukYzAiMk-pnt29T17Gnmm_iWHyCL-Cq0Zm3mc7WWW51POGqg3Cz2E0SF-UQaRp2bDR4xCXLrXfaTHayUqJVCz4z2r/s1600/varanda+apartamento.jpg
 
 

Hoje, o Ciclo Vivo separou o sistema do SERPAR (Serviço de Parques de Lima, no Peru) que ensina a cultivar uma horta quase completa ocupando apenas um metro quadrado.


Ideal para pequenos espaços, esta horta é cada vez mais popular entre os jardineiros urbanos. Ela é suficiente para o abastecimento diário de legumes de uma pessoa por um mês.

Fonte da foto: Acessada dia 07/05/2014
http://compreimeuprimeiroapee.blogspot.com.br/2014/03/horta-vertical-em-sacadas-de.html

Por ocupar um pequeno espaço, a horta permite que o cultivador alcance toda ela para plantar, regar e colher, sem que precise de muito esforço.
Fonte da foto: Acessada em 07/05/2014
http://cms.sossego.com.br/seguro-casa/blog/aproveitando-pequenos-espacos-temperar-cozinha.htm


Além disso, é possível trabalhar na horta ao nível da cintura, o que facilita o cultivo por deficientes físicos.
Este sistema de cultivo é dividido entre quadrados e retângulos menores. Cada espaço tem um legume ou erva diferente.
Veja quais alimentos você pode cultivar e suas categorias:
Plantas pequenas: Rabanete, cenoura, cebola, espinafre, beterraba, alface e salsa.
Plantas grandes: Repolho, brócolis, couve-flor, berinjela e pimentas.
Plantas verticais: Tomate, pepino, vagem, ervilha e feijão.
 


Aqui mostro algumas ideias para você começar um horta na sua varanda, no quintal e até mesmo na janela de casa ou do apartamento. Mostrando 3 modelos de plantas para áreas internas e externas, apenas usando a criatividade e não se limitar. Apenas lembre-se de furar embaixo dos potes escolhidos para drenar a água. vejam as ideias:

 

 

1- Bromélia
Sua inflorescência em tons vermelhos contrastando com o verde escuro das folhas torna a Bromélia uma das flores mais decorativas para ambientes internos. O sol direto queima suas folhas, por isso deve receber apenas claridade indireta. É plantada em substrato para epífitas. Deve ser regada a cada dois dias, limpando-se o seu centro para evitar proliferação de mosquitos. Nome cientifico: Guzmania ligulata.
Fonte da foto: Acessada dia 07/05/2014
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2013/10/12/fiaflora-expogarden-2013-mostra-de-paisagismo.htm
Fonte da foto: Acessada dia 07/05/2014
http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2013/10/31/varandas.htm#fotoNavId=as2579027
 Descrição da Foto: Bruno Carvalho e Camila Avelar criaram a Suíte do Executivo, no Apartamento Corporativo. No espaço, um cantinho para a confortável varanda com paredes decoradas por vasos com bromélias e dormentes e uma poltrona suspensa por cordas náuticas, assinada por Cândida Machado. A 23ª edição da Casa Cor Rio segue até 18 de novembro de 2013, na Av. dos Flamboyants, 500, Barra da Tijuca.
 
2 - Singônio
As folhas do Singônio têm nervuras brancas quando jovens e ficam completamente verdes depois da madura. Devido ao seu formato, é muito usado para decoração em vasos ou como forragem em jardins e arranjos. Ele deve ser cultivado à meia sombra e regado com frequência para manter a terra úmida. Nome cientifico: Syngonium angustatum.
Fonte da foto: Acessada dia 07/05/2014
 
3- Lírios da paz
Esta é uma das poucas plantas que florescem na sombra. Se seu jardim é sombreado, mas com bastante claridade, abuse desta espécie. O sol direto queima suas folhas! Mantenha-a sempre adubada e seu solo úmido. Nome cientifico: Spathiphyllum wallisi.
Fonte da foto: Acessada dia 07/05/2014
Fonte da pesquisa:
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

 


Projeto de Paisagismo "CUBO DE VIDRO"

Cubo de Vidro.


O projeto Cubo de Vidro, teve iniciação na mãos do Design Rodrigo Alcântara no começo do primeiro semestre de 2014, na matéria de paisagismo. Sabemos que o mundo da arquitetura está tendo um grande desenvolvimento, na produção de novos prédios e casas residenciais, junto com aumento da população, tornando o metro quadrado mais valorizado financeiramente e menor.
O Cubo de Vidro foi projetado  com medidas especificas, sua metragem total internamente é de  25 m2, com uma área externa de 12 m2.
Pensado para um jovem casal,  que se casaram recentemente, que gostão de plantas e querem desfrutar de um lugar que seja aconchegante e agradável morar, com aspectos modernos, podendo assim desfrutar de cada detalhe da nova residência. O focou  do design Rodrigo no paisagismo,  foi a criação de uma horta vertical, e plantas que pudessem  ser cultivadas internamente, com ausência da luz solar. Já na área externa,  plantas que auxilie com a sombra em lugares de descanso, um exemplo é a Palmeira Real, plantada  em lugar estudado, devido ao nascer do sol.


Fotos do projeto:















segunda-feira, 5 de maio de 2014

Livro " CRIANDO PAISAGENS ".


LIVRO CRIANDO PAISAGENS.
DO BENEDITO ABBUD
3- EDIÇÃO
EDITORA SENAC
 

Entendimento:

O paisagismo é a única expressão artística em que participam os cinco sentidos do ser humano. Enquanto a arquitetura, a pintura, a escultura e as demais artes plásticas usam e abusam apenas da visão, o paisagismo envolve também o olfato, a audição, o paladar e o tato, o que proporciona uma rica vivência sensorial, ao somar as mais diversas e completas experiências perceptivas. Quanto mais um jardim consegue aguçar todos os sentidos, melhor cumpre seu papel.

Visão:

Quando a visão focaliza os elementos vegetais, percebe as formas das copas, flores e folhas, dos caules e galhos. Investiga as inúmeras cores das florações, folhas e folhagens e informa também sobre texturas, macias ou ásperas, miúdas ou grandes, sobre os efeitos e lisura (liso), ou rugosidade, de brilho ou opacidade presentes em folhas e flores.

Fonte: http://malocasustentavel.blogspot.com.br/2010/10/plantando-sementes-pela-vida.html
 Tato:

O sentido do tato opera de outro modo, precisa de contato direto com os elementos naturais, de modo que perceba se sua temperatura é quente ou fria, se há rugosidade, lisura, aspereza, maciez ou dureza. O tato também informa sobre o calor do sol, a frescura da sombra e outras sensações.
Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/claudia-leitte-posta-foto-fofa-do-filho-cacula-no-instagram/?cHash=dd5429a9e131bac452e1cce4d9d7014f
 

Paladar:

Já o sentido do paladar, possibilita conhecer os jardins de maneira diferente: faz a boca regalar com diversas frutas e flores comestíveis que povoam os espaços ajardinados. Permite saborear os temperos e as especialidades que, colhidos frescos, enriquecem a comida ou os chás e as infusões de folhas e sementes que acalmam os estimulam.

Fonte: http://www.hiperativo.com/o-que-e-alimentacao-saudavel/
 Audição:

Tudo é som nos jardins, a audição faz conhecer os murmúrio das aguas, o farfalhar das folhas, o sacudir dos ramos ao vento, o ruído do caminhar sobre pedriscos, o canto dos pássaros.


Fonte: http://papodehomem.com.br/atendendo-ao-chamado-da-natureza-agora-na-pratica/
 Olfato:

Tudo atrai o olfato nas áreas ajardinadas, seja pelo cheiros das plantas no início da manhã, ao cair da tarde ou em dias de chuvas, seja pelo odor da grama recém- cortada, pelas nuvens de perfumes de diversas flores, folhas, cascas e ramos exalar em vários momentos do dia e da noite.
Fonte: http://www.colmagno.com.br/Telas_Magno/noticias2008/hoje1606jardimbotanico.htm