quarta-feira, 14 de maio de 2014

Reconhecimento do Profissional no Brasil.


Apesar de existirem associações de Arquitetos Paisagistas no Brasil, só existe uma graduação específica para Paisagismo. O curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Composição Paisagística, criado em 1972 e reconhecido em 1979, com carga horária de mais de 2000 (duas mil) horas voltadas ao Paisagismo. Entretanto sem a habilitação de um órgão que permita ao profissional assinar determinados projetos. Pois no Brasil a profissão de Paisagista ainda não é reconhecida, mas tramita no congresso a Proposta de Lei 2043/2011 que visa à regulamentação da atividade. Sem estas definições legais. Áreas como Engenharia Florestal, Biologia, Agronomia e Arquitetura, visando suprir este nicho, criaram especializações pós-graduais voltados ao mercado direto. Já que o estudo específico do Paisagismo é visto de forma secundária, ou não é abordado em suas graduações. Mas no Brasil é legal a atuação destes profissionais. Visto que, ao longo do tempo, sem uma definição precisa dos preceitos da profissão. Seus respectivos conselhos reivindicaram a atribuição desta atividade, além, junto ao poder legislativo obtendo êxito.

 
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/9-profissoes-quem-quer-trabalhar-ao-ar-livre-742532.shtml#8



Alguns países que já reconhecem a profissão:

Em Portugal, Canada, Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido, República da Irlanda, Itália e no :


Estados Unidos:
Nos Estados Unidos, a profissão de Arquiteto Paisagista é regulada pelos estados, apenas um, Vermont, ainda esta em processo de regulamentação. Uma pessoa que quer ser arquiteto paisagista, deve buscar uma das 68 instituições reconhecidas que oferecem o curso de graduação em Arquitetura da Paisagem. Após; há geralmente um exame de admissão sobre a prática profissional, e uma entrevista com um membro sênior do conselho. As licenças são supervisionadas em nível estadual e nacional, pelo Council of Landscape Architectural Registration Boards (CLARB). A Arquitetura da Paisagem tem sido relatada como uma das profissões de maior crescimento pelo Serviço de Estatísticas do Trabalho dos EUA (o Bureau). E foi listada no News and World Report's como um dos melhores empregos para se ter, nos anos de: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. A associação comercial nacional para arquitetos paisagistas americanos é a Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas. O salário médio anual dos profissionais em arquitetura da paisagem nos EUA é de US $71.000.
França:
A profissão é reconhecida pelo estado da mesma forma que o arquiteto urbanista ou agrimensor através da graduação em Arquitetura da Paisagem. Quatro centros de formação possuem o curso na França, a mais antiga é a Escola Nacional de Paisagem.
 
 Fonte: www.wikipedia.com.br


 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário