segunda-feira, 5 de maio de 2014

Livro " CRIANDO PAISAGENS ".


LIVRO CRIANDO PAISAGENS.
DO BENEDITO ABBUD
3- EDIÇÃO
EDITORA SENAC
 

Entendimento:

O paisagismo é a única expressão artística em que participam os cinco sentidos do ser humano. Enquanto a arquitetura, a pintura, a escultura e as demais artes plásticas usam e abusam apenas da visão, o paisagismo envolve também o olfato, a audição, o paladar e o tato, o que proporciona uma rica vivência sensorial, ao somar as mais diversas e completas experiências perceptivas. Quanto mais um jardim consegue aguçar todos os sentidos, melhor cumpre seu papel.

Visão:

Quando a visão focaliza os elementos vegetais, percebe as formas das copas, flores e folhas, dos caules e galhos. Investiga as inúmeras cores das florações, folhas e folhagens e informa também sobre texturas, macias ou ásperas, miúdas ou grandes, sobre os efeitos e lisura (liso), ou rugosidade, de brilho ou opacidade presentes em folhas e flores.

Fonte: http://malocasustentavel.blogspot.com.br/2010/10/plantando-sementes-pela-vida.html
 Tato:

O sentido do tato opera de outro modo, precisa de contato direto com os elementos naturais, de modo que perceba se sua temperatura é quente ou fria, se há rugosidade, lisura, aspereza, maciez ou dureza. O tato também informa sobre o calor do sol, a frescura da sombra e outras sensações.
Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/claudia-leitte-posta-foto-fofa-do-filho-cacula-no-instagram/?cHash=dd5429a9e131bac452e1cce4d9d7014f
 

Paladar:

Já o sentido do paladar, possibilita conhecer os jardins de maneira diferente: faz a boca regalar com diversas frutas e flores comestíveis que povoam os espaços ajardinados. Permite saborear os temperos e as especialidades que, colhidos frescos, enriquecem a comida ou os chás e as infusões de folhas e sementes que acalmam os estimulam.

Fonte: http://www.hiperativo.com/o-que-e-alimentacao-saudavel/
 Audição:

Tudo é som nos jardins, a audição faz conhecer os murmúrio das aguas, o farfalhar das folhas, o sacudir dos ramos ao vento, o ruído do caminhar sobre pedriscos, o canto dos pássaros.


Fonte: http://papodehomem.com.br/atendendo-ao-chamado-da-natureza-agora-na-pratica/
 Olfato:

Tudo atrai o olfato nas áreas ajardinadas, seja pelo cheiros das plantas no início da manhã, ao cair da tarde ou em dias de chuvas, seja pelo odor da grama recém- cortada, pelas nuvens de perfumes de diversas flores, folhas, cascas e ramos exalar em vários momentos do dia e da noite.
Fonte: http://www.colmagno.com.br/Telas_Magno/noticias2008/hoje1606jardimbotanico.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário